quarta-feira, 22 de setembro de 2010

De onde veio a moda colorida?

Barbies da Década de 1980

Hoje quem vê a febre das roupas coloridas usadas por bandas como Restart e Cine pensa que é uma moda sem sentido e recente.
Mas a verdade é que essa moda é uma inspiração do New Wave um movimento muito famoso na década de 80.


O New Wave foi um movimento musical que se referia à estilos musicais que na época não eram muito valorizados.
E o que mais impressionava era o estilo extremamente colorido fluorescente, roupas com ombreiras e de popeline, gel com glitter nos cabelos e as polainas. A intenção era dar uma cara mais colorida e alegre no cenário musical e claro no cenário fashion, que até então era dominado pelos punks.
Claro que na época ouve muito preconceito eles eram chamados de cafonas e exagerados, mas por muitos outros eram considerados brilhantes e perfeitos (eu so dessa turma hihi, amo movimento new wave)
No movimento usavam-se tambem muitos elementos de academia na moda: as polainas (como já mencionei), legings, regatas e as faixas de cabeça.

Faixa de cabeça New Wave


Desfile da Rosa Chá verão 2009.

Polaina fluor

A moda dos anos oitenta é lembrada até hoje pela sua ousadia, sendo uma delas as formas que marcaram presença nos corpos dos fashionistas da época. Não bastavam simples peças, mas roupas gritantes que marcassem, como cortes retos, tecidos diferenciados (como o sintético, o vinil e a renda) e as inesquecíveis ombreiras estruturadas e largas para as mulheres, que lutavam ombro a ombro com os homens no mercado de trabalho.

Agyness Deyn com blazer de ombreiras new wave

Alguns dos cantores famosos que se jogaram nessa moda na época foram a diva Madonna, Olivia Newton John, Cyndi Lauper, Boy George, entre outros.

Cindy lauper premiada com a musica "Girls just wanna have fun"(clique aqui para conferir o video da musica.)

Olivia Newton John

Madonna no início da carreira

Bom mas você deve estar pensando quem é que deu o grande revival dessa moda que virou febre no happy rock?
No início dos anos 2000 onde o mundo musical era dominado por rappers com correntões de ouro, num eslito skatista eis que surge uma banda de Nova York, com músicas exelentes com calças apertadas, jaquetas de couro e camisetas de brechó, os Strokes. Ninguém ligou muito pra eles no começo mas depois eles surgiram de inpiração para muitas bandas que conhecemos hoje. (o baterista da banda Fabrizio Moretti nasceu no Rio de Janeiro.) O grande hit da banda concerteza é You Only Live Once clique aqui para ver o video.

Banda Strokes

Então gostaram do post? Sempre é bom ter informações sobre a história da moda não é mesmo? Comentem please.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ameii a matéria helena ;D Banda strokes neh viciada?! fdshfudhsuh
By: kelly

Beatriz C. disse...

Helninha do meu core... Eu suuuuper amei tudo (não só pq sou viciada em estravagancia) mas achei suuuuper d+++

Anônimo disse...

Aiiiiiii amei esse pooooooost!!! Eu acho a moda colorida uma reviravolta no mundo fashion!!! E eu achei super mara a entrada dela nesse nosso world porque aí não fica aquela moda melancólica de só usar preto e preto, e agora com essa moda colorida, as coisas tem mais animação!! Amo o blog vanilla & cherry, indico a todas as minhas amigas e colegas de facul, espero que continuem assim!!! bjs, Mari